Qual a diferença entre porteiro eletrônico e interfone?

09/05/2024

O interfone nada mais é que um telefone acoplado de um alto falante que permite um morador de um prédio falar com um visitante ou se comunicar com outros apartamentos. Por outro lado, o porteiro eletrônico não permite essa comunicação entre apartamentos, seu sistema de uso permite que seja acionado apenas o botão de contato para cada apartamento a partir do portão, onde o visitante pode fazer esse contato. Podemos citar 4 principais tipos de sistema de comunicação eletrônica que são os mais utilizados.

Interfone coletivo

Muito simples de usar, esse modelo apresenta um painel onde há um botão para cada número de apartamento onde o usuário deve acionar a residência que deseja.

Porteiro eletrônico de tecla única

Possui apenas uma única tecla e um auto falante onde quem atende é um porteiro que realiza a intermediação da comunicação do visitante para o morador ou em residências quem atende é o próprio morador.

Porteiro eletrônico com multi-teclas

Esse modelo se trata de um equipamento de portaria eletrônica com um teclado numérico onde o próprio visitante disca as teclas equivalente ao número do apartamento desejado, não necessitando de uma pessoa (porteiro) para intermediação. Aqui também é possível que os moradores conversem entre si discando o número do apartamento que desejam, sem precisarem se locomover. Esse é o modelo mais utilizado pelos condomínios devido a praticidade e baixo custo.

Interfone sem fio

Esse modelo conta com um interfone celular e um painel de rua, utilizado em empreendimentos com grande número de apartamentos, com isso gera uma economia com instalação, material e mão de obra simplificando o modo de comunicação em prédios com alto número de moradores.

Porque ter um interfone e porteiro eletrônico.

O sistema de interfonia e porteiro eletrônico são excelentes pensando em segurança e custo-benefício. Se é em um prédio que não conta com um vigilante ou pessoa em papel de porteiro oferece comodidade e segurança principalmente em grandes cidades onde há maior índices de assaltos a residências. Esse sistema também facilita a comunicação entre os moradores quando não há uma pessoa responsável pela portaria que poderia oferecer essa intermediação, logo, gera uma economia com essa mão de obra, caso seja essa a intenção do condomínio. Em locais onde há um profissional de portaria, atua como facilitador no acesso ao prédio e segurança do profissional, protegendo sua integridade física.

 

A Amelco é uma empresa brasileira com 57 anos de mercado, oferecendo soluções de interfonia e segurança com tecnologia e inovação. Gostaria de conferir todos os produtos da Amelco? Então clique aqui.