Como tornar a casa mais segura e confortável para os idosos

29/04/2024

O número da população idosa no geral aumenta cada dia mais, e com os brasileiros isso não é diferente: com mais de 30 milhões de idosos no país, a tendência é que o envelhecimento da população acelere ainda mais, superando o número de crianças e adolescentes (aponta o IBGE). 

Com esta realidade cada vez mais presente, é importante que os ambientes se adaptem para oferecer mais conforto e segurança para estas pessoas, começando pelas suas próprias residências. A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo, já que com ela é possível tornar o dia-a-dia dos idosos mais cômodos e descomplicados. 

Os dispositivos do mercado atual permitem que os idosos se mantenham independentes e seguros, mesmo com os problemas físicos e motores que podem se acentuar com o passar dos anos. Confira a seguir:

 

Fechaduras elétricas

As fechaduras elétricas estão disponíveis em diferentes modelos, que podem ser destrancados à distância. Podem funcionar a bateria ou em contato com a energia elétrica, e são usados para complementar sistemas de segurança em casas e empresas. 

 

A fechadura elétrica pode ser usada em portas principais e portões, bem como em portas internas, com o intuito de impedir invasões. Existem diferentes tipos de fechaduras, que podem ser acionadas por senhas, chaves, biometria ou leitor de tag. Esses modelos também podem ser combinados, com a opção,  por exemplo, de poder usar a tag e a chave no mesmo portão. 

Estas facilidades de entrada oferecidas ao proprietário favorecem muito o público idoso, já que auxiliam quem tem dificuldades de visão ou mobilidade, dispensando a necessidade de procurar o encaixe correto das chaves.

 

Sensor de iluminação

O sensor de iluminação pode facilitar muito o cotidiano, já que as lâmpadas acendem quando detectam o movimento no ambiente. Para o público mais velho, este produto pode auxiliar no deslocamento durante a noite, por exemplo, já que quando a pessoa se deslocar, as luzes acenderão automaticamente, o que evita que ela esbarre ou tropece em algum objeto, evitando quedas.

 

Interfone

Dentre as inúmeras vantagens de adquirir estes aparelhos, é possível citar a comodidade que proporcionam: um interfone dispensa a necessidade de se locomover até o portão para abri-lo, e quando existe uma distância considerável entre a sua casa e a entrada, essa característica se torna indispensável para otimizar o dia-a-dia de todos os envolvidos, especialmente para os idosos, que evitam o desgaste de se deslocarem por uma longa distância.

 

A Amelco é uma das empresas líderes no mercado nacional deste setor e trabalha com produtos inovadores, confiáveis e inspirados nas necessidades dos clientes, tendo o aprimoramento tecnológico como uma das bases para o sucesso.

A empresa conta ainda com canais de comunicação, treinamento e assistência técnica para total conforto e segurança do cliente quando entram em contato com os representantes Amelco.

Acompanhe as nossas redes sociais para receber as dicas e atualizações em primeira mão e clique aqui para conferir os produtos!