O que é e como funciona os sistemas de controle de acesso

07/05/2024

No último ano houve um aumento no índice de invasões a propriedades  residenciais e corporativas assustando moradores e comerciantes principalmente de grandes capitais. O aumento desse tipo de delito foi constatado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e pelo IPEA, que registrou o aumento de atividades voltadas para o serviço de segurança. Essa constatação coloca os condomínios e comércios em alerta para uma revisão do sistema de segurança.

 

O que significa “controle de acesso” ?

Controle de acesso é uma terminologia utilizada para expressar o ato de autorizar a entrada de um indivíduo a um local. Geralmente isso se dá através de um dispositivo em portas e portões que possibilitam essa identificação. 

 

As tecnologias de hardware e software nesses dispositivos tornam possível acionar a entrada de um indivíduo, contribuindo para a inibição de um possível roubo de uma maneira eficiente e simples.

 

3 principais aplicações de controle de acesso

  • Condominios: em condominios devido ao grande volume de pessoas entrando e saindo, o sistema de acesso se faz necessário para gerir toda essa movimentação, com identificação de cada indivíduo muitas vezes com a realização de cadastro na portaria .

 

  • Residências:Em residentes é aplicado na área externa para controlar a entrada de pedestres e automóveis. Muitas vezes é conectado a um interfone para a comunicação do visitante com o morador.

 

  • Empresas: Em ambientes corporativos o controle de acesso se abrange a salas de controle restrito, arquivos, estoques, entre outros. Neste caso, a aplicação desse sistema de segurança vai além da entrada e saída de pessoas na empresa.


 

Tipos de comandos de controle de acesso


-Digitável: O acesso é liberado mediante a digitação de uma senha pelo usuário. Esse sistema é bastante utilizado devido a praticidade e custo benefício.


-Tag de acesso: Neste caso o indivíduo destrava sua entrada utilizando um cartão sobre o equipamento que libera a entrada .

 


-Biometria: Aqui a entrada é liberada automaticamente quando o visitante pressiona sobre o equipamento  sua digital previamente cadastrada.

 

Vantagens do controle de acesso

As principais vantagens em obter um sistema de controle de acesso são a segurança, relatório do fluxo de pessoas que passaram pelo local e a economia. 

 

A sensação de segurança aumenta porque inibe tentativas de invasões no local devido a dificuldade que se encontra em uma tentativa de violação do imóvel mesmo em situações em que não tenha ninguém dentro no momento.

 

Em empresas uma vantagem bastante pertinente é poder gerir o fluxo de pessoas durante o período de trabalho, tudo fica em um relatório e com isso é possível entender de que maneira o local está sendo utilizado.

 

Ainda podemos levar em conta a vantagem financeira, pois com o sistema de controle de acesso não é indispensável um porteiro ou vigia, isso fica à escolha do estabelecimento ou condomínio.

 

Como saber qual o ideal 

 

Para saber qual é o controle de acesso ideal, é necessário entender qual a necessidade que o ambiente onde será instalado exige. Entendendo a necessidade do local pode-se fazer a escolha de uma maneira mais assertiva.

 

A Amelco conta com sistemas de controle de acesso, interfonia e fechaduras para portões e portas fabricadas pensando na resistência e segurança . 

 

Para conhecer os produtos Amelco clique aqui!