Conheça as diferenças entre as centrais monitoradas e não monitoradas

09/05/2024

Um dos maiores aliados para a segurança de uma casa ou empresa são as centrais de alarme, que são constituídas de sensores capazes de detectar ocorrências suspeitas. Estas centrais podem ser monitoradas ou não monitoradas, sendo que cada uma delas possui valores diferentes e também podem atender a objetivos distintos de acordo com a preferência do consumidor.

Confira a seguir as especificidades de cada uma delas para escolher a que melhor atende para a sua situação:

Centrais de alarme não monitoradas

Em ambas as situações, um alerta é emitido pelos sensores de segurança caso ocorra uma invasão, porém, no caso das centrais não monitoradas, os proprietários são os responsáveis por receber os alertas e tomar medidas para acionar as autoridades e resolver o problema.

A central não-monitorada dispensa a necessidade de pagamento de uma mensalidade para empresas de segurança, portanto pode ser uma boa opção para proteção pessoal e material com baixo custo. É possível configurar o equipamento para disparar alertas nos números de telefone que o usuário cadastrar, possibilitando um controle de segurança de alto desempenho.

Centrais de alarme monitoradas

Neste modelo, o monitoramento e a segurança podem ser compartilhados com uma empresa especializada que acompanha os registros e recebe alertas sobre as suspeitas de invasão. O alarme monitorado ainda possui uma série de equipamentos que detectam e sinalizam as atividades suspeitas: sensores de movimento, sirenes para chamar a atenção e o painel que envia todos os sinais para a central de monitoramento, que podem ser detectados por linha telefônica, internet e dados móveis - assim, mesmo se uma das formas de contato for interrompida pelo criminoso, ainda existem as outras que garantem o envio do alerta.

Quando um alerta é enviado à empresa responsável pela segurança, ela própria envia uma equipe especializada para averiguar o local e fica responsável por chamar as autoridades se necessário, assim, as centrais monitoradas são excelentes soluções para maior proteção dos imóveis e das pessoas que se encontram nele.

É importante ressaltar que em qualquer um dos casos, o sistema deve ser instalado por um profissional qualificado para garantir o funcionamento pleno de todos os equipamentos de segurança. Uma instalação mal feita pode fazer com que ocorram disparos falsos, ou mesmo que o sistema não funcione no momento que o usuário mais precisar, colocando a segurança do local em perigo.

Se você gostou do conteúdo continue acompanhando o blog da Amelco para ter acesso a mais dicas sobre segurança e controle de acesso em sua residência, condomínio ou empreendimento comercial.

A Amelco é uma das empresas líderes no mercado nacional de Interfonia,  sempre buscando constante aprimoramento tecnológico, com produtos inovadores, confiáveis e inspirados na segurança e nas necessidades dos clientes. A empresa conta com canais de comunicação, treinamento e assistência técnica para total conforto e confiança do cliente ao contatar qualquer representante Amelco.

Clique aqui para conferir os produtos disponíveis!

Leia também: